GESTÃO ESCOLAR: CONTEXTO E CONSTRUÇÃO

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Unoeste
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Palavras-chave: Gestão Escolar, Diretor Escolar, Gestão Democrática

Resumo

O presente estudo se constitui como um recorte da pesquisa intitulada “Gestão na Perspectiva do Diretor e de Docentes: Estudo de Caso em uma Instituição Pública de Ensino Profissional e Tecnológico”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE/SP. O principal objetivo do estudo aqui apresentado foi identificar e analisar como o diretor da instituição pública da rede federal de ensino profissional e tecnológico compreende a gestão escolar. A metodologia adotada para realização desta investigação utilizou-se dos conhecimentos produzidos nos textos obtidos, a partir do levantamento de publicações científicas, desenvolvidas no Brasil, nos últimos 19 anos, entre 2000 e 2018, na base de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e na base de dados do IBICT (Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia). Esses dados foram articulados com os dados obtidos por uma entrevista semiestruturada realizada com o diretor de uma instituição pública da rede federal de ensino profissional e tecnológico. Os principais resultados evidenciaram que a gestão escolar pautada numa gestão democrática não é compreendida como um processo acabado, mas em construção, visto que as ações pedagógicas que ocorrem no contexto escolar estão ainda em processo.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Diretor Escolar. Gestão Democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Unoeste
Mestranda em Educação Unoeste
Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Educação: Currículo, Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais – PROGEPE – Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP/BRASIL). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT (UNOESTE) e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC.

Publicado
2019-07-02
Como Citar
Ikeshoji, E. A. B., & de Lima Terçariol, A. A. (2019). GESTÃO ESCOLAR: CONTEXTO E CONSTRUÇÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 119-133. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2855

Outros artigos do(s) mesmo(s) autor(es)