EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA

  • Ariane Barilli de Mattos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil

Resumo

A educação e o processo de escolarização são formas que podem contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental dos indivíduos e promover mudanças nos valores, atitudes e comportamentos, permitindo a formação de cidadãos éticos e conscientes do seu espaço e do seu ambiente. Assim, busca-se, a partir de uma pesquisa qualitativa, especificamente de uma pesquisa-ação colaborativa, com professores de uma escola pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, desencadear um processo crítico-reflexivo sobre a prática pedagógica destes profissionais e construir coletivamente ações educativas relacionadas à temática ambiental. Espera-se que o processo possa colaborar com a melhoria da prática docente ao se trabalhar com esta temática e, consequentemente, promover nos alunos a consciência ambiental do seu espaço de vivência.

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Publicado
2018-12-20
Como Citar
Barilli de Mattos, A., & Gebran, R. A. (2018). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 128-133. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2647