A CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO E O DIÁLOGO COM AS CULTURAS JUVENIS: CONHECER O JOVEM POR MEIO DA POESIA

  • Kelly da Silva Oliveira Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Márcia Regina Canhoto de Lima UNESP
  • Joyce Cristina Claro Menoti Universidade Estadual Paulista – UNESP

Resumo

Este artigo consiste em apresentar parte dos dados de uma pesquisa de Mestrado em Educação feita pela pesquisadora que, na ocasião da pesquisa, foi professora dos jovens alunos, sujeitos da pesquisa. A pesquisa teve como fundamentação teórica estudos no campo da juventude e no campo da educação e a ênfase foi dada às reflexões de Paulo Freire e a concepção freireana de educação. A proposta para o estudo foi a de ampliar as possibilidades de diálogo com as culturas juvenis nas aulas de língua portuguesa por meio da construção de textos poéticos. A metodologia escolhida foi a pesquisa intervenção e os procedimentos de coleta de dados foram a observação, aplicação de formulários e entrevistas. Nesse artigo, são apresentados os dados colhidos nas observações e nas entrevistas, que apontam que o diálogo proposto teve êxito e se revelou produtivo.

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Publicado
2019-07-02
Como Citar
da Silva Oliveira, K., Regina Canhoto de Lima, M., & Cristina Claro Menoti, J. (2019). A CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO E O DIÁLOGO COM AS CULTURAS JUVENIS: CONHECER O JOVEM POR MEIO DA POESIA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 155-163. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2642