POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

: ENTRE CONQUISTAS E DESAFIOS

  • Camila de Fátima Soares dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edite Maria Sudbrack

Resumo

Esse artigo emerge de uma pesquisa que tem por objetivo refletir e compreender os limites e as contribuições do Plano Nacional de Educação 2014-2024, no processo de produção das políticas de formação docente A pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque bibliográfico e documental. Apresenta análise de uma política educacional de planejamento de documentos legais: Plano Nacional de Educação (2014-2024) e atos legais sancionados após sua promulgação, a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 e o Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, por isso, enquanto método de análise optamos pela a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). O PNE vislumbrou novos caminhos, alimentando a esperança para efetivar uma política de formação, com vistas à uma educação pública de qualidade. A análise dos documentos possibilitou conhecer os direcionamentos das políticas de formação docente, ampliando o debate e a compreensão das conquistas e desafios que se apresentam em relação ao contexto de crise política e econômica atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Maria Sudbrack

Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS, Graduação em Pedagogia pela UFSM (1975). Estágio pós-doutoral pela UFRGS. Pró-reitora de ensino eleita. Coordenadora local do DINTER - UNISINOS/URI, docente do Mestrado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, no mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação pesquisando, principalmente, os seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional.

Publicado
2018-12-19
Como Citar
Soares dos Santos, C. de F., & Sudbrack, E. M. (2018). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 106-122. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2546
Seção
DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS