TEORIAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES E PREDOMINANTES NO BRASIL: UM ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Marcelo Manoel de Sousa Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Teorias da Educação. Formação de Professores. Prática Pedagógica.

Resumo

As teorias da educação são consideradas fundamentos basilares na construção das práticas educativas, por isso constituem-se objeto de estudo constante. Neste sentido, se faz necessário compreender que nenhuma prática pedagógica acontece à margem de um sistema teórico/prático norteador de formas e conteúdo. Além disso, haveria mais condições de se solucionar os muitos problemas assentados no contexto escolar se os professores soubessem em que se fundam os princípios e modos de ensinar em suas ações docentes. Sendo assim, é nesse contexto que as teorias da educação precisam ser tomadas como campo específico de conhecimento da formação de professores. Enfatiza-se, ainda, que o educador precisa optar politicamente para que sua prática não seja distorcida, e se imponha como elemento eficaz na formação de cidadãos. Este estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica como pré-requisito para investigar com profundidade, rigorosidade e globalmente o tema proposto. Promoveu-se, de modo abrangente, a análise da obra de Saviani, com a finalidade de fundamentar as ideias e posições teóricas expressas nos resultados da pesquisa. Cabe salientar que esta investigação integra uma pesquisa mais ampla que resultou em dissertação de Mestrado, defendida na área da Educação. Espera-se que seus resultados alcancem as práticas inovadoras de professores de todos os níveis, especialmente aqueles da escola básica, que poderão contribuir com pesquisas nesse sentido, orientadas ao conhecimento e significado dos estudos das teorias da educação.

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Biografia do Autor

Marcelo Manoel de Sousa, Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Piauí, campus Profª Cinobelina Elvas
Publicado
2018-12-20
Como Citar
de Sousa, M. (2018). TEORIAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES E PREDOMINANTES NO BRASIL: UM ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 118-127. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2522