FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESPECIFICIDADES, IDENTIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Márcio Fernando Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Santuza Amorim Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Palavras-chave: Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores de Jovens e Adultos.

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão analítica do campo da formação docente na Educação de Jovens e Adultos. Objetivou-se por meio da análise e da contextualização de produções bibliográficas do campo em questão delinear as especificidades, as identidades e as políticas públicas da formação docente na Educação de Jovens e Adultos, de acordo com as necessidades históricas e específicas da formação de professores/as na EJA. Nesse contexto, observou-se a necessidade de refletir criticamente sobre o processo de formação docente na EJA e de re (avaliar) as possibilidades e/ou intencionalidades desse processo. Dessa forma, é preciso reforçar os debates em torno da emergência de resoluções que ampliem a potencialidade docente na Educação de Jovens e Adultos, incentivando, assim, o aperfeiçoamento dos processos formativos na EJA, mediante políticas públicas efetivas de formação profissional docente nessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Fernando Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Mestre em Educação pela UEMG; Pós-Graduado em Implementação e Gestão da EAD pela UFF; Pós-Graduado em Orientação Educacional pela UFMG; Pós-Graduado em Educação de Jovens e Adultos pela UFMG; Licenciado em Bacharel em História pela UFMG. Experiências nas áreas de formação e trabalho docente, administração e gestão escolar, especialmente nas campos da educação de adultos e educação a distância.
Santuza Amorim Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: saberes e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Silva, M. F., & Silva, S. A. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESPECIFICIDADES, IDENTIDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 04-16. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2491
Seção
DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS