DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO INICIAL DE PROFESSORES

  • Marta Regina Furlan de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Lauriete da Silva Bernardes Vicente UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Resumo

Este artigo tem o objetivo principal de compreender a formação inicial de professores da Educação Infantil, tecendo um olhar crítico para as contribuições das disciplinas específicas desta área para a formação do graduando em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Esse texto se justifica, principalmente, por considerar que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica da criança e precisa ser melhor ressignificada nos cursos de formação de professores, no caso, Licenciatura em Pedagogia. Ainda há a necessidade de analisar esse processo de formação inicial e se há qualidade na formação docente para o trabalho com crianças desde a mais tenra idade. A metodologia que se propõe é de natureza qualitativa com estudo bibliográfico, análise dos documentos oficiais e das disciplinas específicas direcionadas para a formação de professores para a Educação Infantil, a fim de perceber as contribuições do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, com olhar específico aos conteúdos e ementas das respectivas disciplinas. Como resultados, acredita-se que o curso de Pedagogia, se bem estruturado e organizado enquanto currículo de saberes para o ensino, a pesquisa e a extensão, poderá efetivamente contribuir no processo formativo inicial docente com vista a um trabalho de qualidade com a educação da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
POS DOUTORA EM EDUCAÇÃO UNESP - MARILIA DOUTORA EM EDUCAÇÃO UEM- MARINGA COORDENADORA DA COMISSÃO DE PESQUISA UEL COORDENADORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCÇAÃO INFANTIL DOCENTE DO DEPTO EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UEL LIDER DO GEPEI – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E INFÃNCIA VICE COORDENADORA DO COLEGIADO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Lauriete da Silva Bernardes Vicente, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil(2011). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Cambe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil.
Publicado
2018-12-20
Como Citar
Furlan de Oliveira, M. R., & Vicente, L. da S. B. (2018). DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO INICIAL DE PROFESSORES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 106-117. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2482