UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A VISÃO DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

  • Priscilla Lucia Cerqueira UFJF
  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Resumo

A formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental – assim como de docentes para o ensino de ciências e matemática – tem estado na pauta de muitos estudos na área da Educação. Este artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo investigar as percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a vivência de proposta de formação em ciências e matemática em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa cujos dados são decorrentes das atividades realizadas pelos estudantes, de um questionário e uma entrevista com os professores formadores que participaram de uma proposta de trabalho interdisciplinar nas disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos e Prática Escolar em Ciências I e Fundamentos Teóricos Metodológicos e Prática Escolar em Matemática I em um curso de Pedagogia de uma universidade pública mineira. A análise dos dados, pautada na teoria da análise de conteúdo, evidenciou que os licenciandos tinham clareza de que a sua formação em ensino de ciências e matemática não deve pautar na perspectiva da transmissão, mas em um processo que busque articular conceitos e conteúdos das diferentes disciplinas. Dessa forma, valorizaram a interdisciplinaridade como possibilidade de integração e como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Licenciado em matemática e Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da UFJF
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Cerqueira, P., & Carneiro, R. (2018). UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A VISÃO DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 66-78. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2478
Seção
DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS