“UM DESAFIO PARADOXAL”: o olhar de professores iniciantes sobre a inserção profissional na prática docente

  • Márcea Andrade Sales Universidade do Estado da Bahia
  • Ginaldo Cardoso de Araújo Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Professores Iniciantes. Prática Docente. Complexidade do Ser Professor

Resumo

Este texto coloca em pauta o tema da inserção profissional na carreira docente, tendo como fio condutor das discussões o seguinte questionamento: como professores iniciantes veem a inserção profissional na prática docente? Para o debate, recorremos às informações produzidas em pesquisa realizada em Programa stricto sensu com professores recém-formados que estão no exercício da docência em escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A pesquisa objetivou compreender as ressonâncias do currículo da licenciatura na formação e no desenvolvimento profissional de docentes iniciantes na profissão. Fazendo um recorte desse estudo, pretendemos, neste texto, situar as percepções dos sujeitos sobre a prática docente nos primeiros anos da profissão. Os diálogos com a literatura da área e a análise interpretativa das informações de pesquisa evidenciaram que os professores iniciantes veem os primeiros anos na docência marcados por desafios e contradições: ao mesmo tempo em que estão licenciados/formados pela Universidade, têm que aprender a docência exercitando-a, na escola, no início da carreira; chegam ao ambiente escolar ávidos por mudanças e inovações, mas deparam com discursos e práticas institucionalizados que contrapõem o pensamento dos principiantes, revelando um distanciamento entre os saberes da formação inicial e as demandas da escola real, bem como a complexidade do ser professor na contemporaneidade. Com este texto, portanto, pretendemos potencializar e ampliar o debate sobre a temática na Universidade e nas instituições da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcea Andrade Sales, Universidade do Estado da Bahia
Doutora em Educação (FACED UFBA, 2009); Mestre em Educação (FACED UFBA, 2009); Licenciada em Geografia (UCSAL, 1986). Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus I/Salvador - DEDC I UNEB. Professora permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa GEFEP UNEB/CNPq, no qual desenvolve e orienta pesquisas sobre formação em exercício de professores, experiências curriculares e políticas públicas educacionais.
Ginaldo Cardoso de Araújo, Universidade do Estado da Bahia
Mestre em Educação e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB, 2017); Doutorando em Educação (UFMG); Licenciado em Pedagogia (UNEB, 1995). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professor da Rede Estadual de Ensino (Caetité/BA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa GEFEP UNEB/CNPq.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Sales, M., & Araújo, G. (2018). “UM DESAFIO PARADOXAL”: o olhar de professores iniciantes sobre a inserção profissional na prática docente. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 17-28. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2473
Seção
DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS