FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL

  • Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB()
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Palavras-chave: Formação de Professores. Neoliberalismo. Reformadores Educacionais. Formação Política

Resumo

Este artigo visa discutir a formação docente, que passou por inúmeras transformações nas duas últimas décadas. Algumas delas representam avanços em termos de legislação e garantia de direitos referente à formação, outras porém representam enormes retrocessos, influenciadas pelas tendências neoliberais e pela interferência dos reformadores educacionais que tem conseguido apoio do Estado para atingir suas metas de reprodução da sociedade e formação de mão de obra para o mercado de trabalho. Neste contexto, apresentamos a necessidade da atuação política dos docentes para garantir o cumprimento das leis que amparam seus direitos e o enfrentamento às ações que tem impedido sua valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB()
Mestranda em Educação pelo PPGED/UESD, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB); Professora da rede pública municipal de Dário Meira - BA.
Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Publicado
2018-12-20
Como Citar
Ribeiro, J. C. de O. A., & Nunes, C. P. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 57-71. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2458