TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO

  • Adriane Buchwitz Del Trejo Prefeitura Municipal de Presidente Prudente
  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo , Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP
Palavras-chave: Tratamento da Informação, Ensino Fundamental, Alfabetização Matemática, Matemática, Livros Didáticos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar meios em que a utilização de livros didáticos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (EF), traga contribuições para o ensino do bloco temático Tratamento da Informação. A motivação para este trabalho deve-se a quantidade de materiais didáticos oferecidos às turmas dos três primeiros anos do EF; a ênfase demasiada dos outros blocos de conteúdos durante esse período escolar; e a relevância do ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória para o uso social. Por intermédio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental sobre os conteúdos abordados; analisamos avaliações e resumos acerca das noções de Estatística, de Probabilidade e de Combinatória nos livros didáticos utilizados na Alfabetização Matemática em documento oficial do PNLD 2016. Durante o estudo verifica-se que o ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória, carece de atenção nos livros didáticos, pois nos materiais analisados, consideramos escassas atividades sobre a respeito dos conhecimentos associados à essa área. A pesquisa revelou a importância da escolha de coleções de livros didáticos pautada na qualidade, por meio de uma análise pormenorizada de suas abordagens, modos de organização e discussão de tarefas. Com isso, constata-se a necessidade de análise dos materiais didáticos a serem utilizados, verificando as suas contribuições para uma aprendizagem matemática significativa.

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Biografia do Autor

Adriane Buchwitz Del Trejo, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente
Discente do curso de especialização em Ensino de Matemática (Unoeste). Licenciada em Matemática (2008) e em Pedagogia (2013) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP/PP). Atualmente é docente efetiva da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, SP.
Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo , Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP
Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) e Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática (UEM, 2009). Licenciado em Matemática (FCT/UNESP, 2006). Especialista em Ensino de Ciências (UTFPR,2015) em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática (UFF, 2015) e em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Unoeste, 2016) Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Del Trejo, A., & de Paula, E. (2018). TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 195-203. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2407