A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO NORTE DO PARANÁ

  • Nathália Tavares Bellato Spagiari Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Gabriela Montresol Sanches UEL
  • Mônica Tablas Martinez Figueiredo UEL
  • Maíra Bonafé Sei UEL
  • Rafael Bianchi Silva UEL

Resumo

O ensino da Pedagogia é entrelaçado por outras áreas do conhecimento, inclusive da Psicologia. Portanto, a formação do pedagogo abrange campos que permitem reflexão sobre o contexto educacional e, disso, sua atuação. Este estudo parte da análise dos Projetos Político Pedagógicos e dos programas de disciplinas da Psicologia do curso de Pedagogia ofertados nas Universidades Estaduais do Norte do Paraná. Buscou-se analisar se a Psicologia empregada está implicada na formação de Pedagogos com compromisso ético, social e crítico. Observou-se uma variedade de disciplinas e linhas teóricas da Psicologia ministradas na Pedagogia, como também, em conjunto com os objetivos e perfil do egresso contido nos PPP. Isto possibilitou maior amplitude do olhar profissional do Pedagogo nos cursos analisados. Conclui-se que a Psicologia pode favorecer o pensamento crítico na formação dos profissionais de Pedagogia, e sua multiplicidade de linhas teóricas permite o alcance de uma atuação crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Tavares Bellato Spagiari, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Maria Gabriela Montresol Sanches, UEL
Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Mônica Tablas Martinez Figueiredo, UEL
Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Maíra Bonafé Sei, UEL
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2004), doutorado (2009) e pós-doutorado (2017) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia e Psicanálise, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Diretora da Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina. É membro da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et Famille - AIPCF e da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo - AATESP desde 2006, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família desde 2017 e membro da diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia desde 2018. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: arteterapia, casal e família, psicanálise, Winnicott, serviços-escola de Psicologia e saúde mental.
Rafael Bianchi Silva, UEL
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Pedagogia pela Faculdade Pitágoras (2012). Doutor em Educação pela Unesp/Marília (2012) e Mestre em Educação pela Uel (2008). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social e Institucional; Psicologia e Assistência Social, Psicologia e Formação Humana; Contemporaneidade e Produção de Subjetividade.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Tavares Bellato Spagiari, N., Montresol Sanches, M. G., Tablas Martinez Figueiredo, M., Bonafé Sei, M., & Bianchi Silva, R. (2018). A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO NORTE DO PARANÁ. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 157-170. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2390