CINEMA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO DE MUNDO NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • Maurício Fonseca Pontes
  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes

Palavras-chave:

Conscientização. Arte e cultura. Formação estética e ética. Cinema. Formação docente

Resumo

Este texto propõe o debate sobre a relação entre a educação pela arte e cultura e a formação estética e ética de professores, compreendendo que a sensibilidade do ser humano, potencializada nesse processo, resulta em efeitos substantivos no campo da educação libertadora, que conduz à conscientização do ser humano. Entre os recursos a serem incorporados nesse processo, destacamos o cinema como instrumento de efetivação da educação pela arte e cultura, pois, esse favorece o (auto) conhecimento dos sentimentos e permite a reflexão crítica sobre a realidade. Portanto, o objetivo central exposto consiste em desenvolver um debate sobre a relação entre o uso do cinema e o desenvolvimento da conscientização na formação docente. Defendemos que nessa direção, a formação docente pode contribuir para superar as formas de inculcação de ideologias desumanizantes e conduzir ao desenvolvimento da democracia na e pela a educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada na abordagem qualitativa dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Fonseca Pontes, M., & Pinheiro de Assis Pontes, T. (2018). CINEMA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO DE MUNDO NA PERSPECTIVA FREIREANA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(1), 40-46. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2387