ANÁLISE DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OFERTADAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

Autores

  • Patrícia Féboli Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, Brasil

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Licenciatura em Ciências Biológicas. Variação Curricular. Dimensão Pedagógica. Projeto Pedagógico de Curso

Resumo

Este trabalho integra a pesquisa de mestrado intitulada “A dimensão pedagógica nas licenciaturas em Ciências Biológicas: uma análise das universidades públicas paulistas”. Encontra-se em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação/ UEMS-Paranaíba. O delineamento do trabalho parte da indagação: A UNESP possui projeto unitário de formação de professores de Ciências Biológicas? Tem por objetivo analisar conteúdos de caráter pedagógico nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Biológicas oferecida nos campus da Universidade. Com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo, elege como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A análise dos dados permite concluir que há variação curricular entre campus, compreendendo: diferenças de horas para integralização curricular, campus de Bauru (3270h), campus de Rio Claro (3930h); variação no início de oferta das disciplinas pedagógicas: campus de Ilha Solteira/Rio claro (1º ano/1º semestre), campus Bauru/Jaboticabal (2º ano/2º semestre).

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Féboli, P., & Militão, A. N. (2018). ANÁLISE DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OFERTADAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(1), 22-29. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2320