A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO DO ALUNO ADOLESCENTE NA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h024
Palavras-chave:
Palavras – Chave, prática pedagógica – adolescência – percepção de si mesmo – ensino e aprendizagem - desinteresse – indisciplinaResumo
Falar sobre adolescência, visão de si e do outro e ação docente é revelar o mérito desses fatores no ensino e na aprendizagem.O estudo analisou a visão que o aluno adolescente tem de si,de seus pares e do professor. O estudo foi norteado pela pesquisa de campo descritiva. Participaram 22 professoras com idade de 28 a 54 anos, 40 alunos, de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e 15 alunos de 2ª à 4ª Etapa EJA, de 10 a 21 anos de idade. A pesquisa foi realizada num Colégio Estadual do Noroeste do Paraná. Foram aplicados questionários aos docentes e alunos, visando uma análise sobre a percepção destes sobre si mesmos, do professor e da adolescência. O estudo mostrou que os docentes não tiveram base adequada para atuar com o aluno adolescente e percebem o aluno desinteressado e indisciplinado.O diálogo,afeto e experiência ajudam sua prática pedagógica;o desinteresse e indisciplina, dificultam. Os jovens vêem a si mesmos como responsáveis,mas o outro como indisciplinado. Para eles, os professores os vêem como desmotivados e desinteressados. A incompatibilidade entre as percepções do professor e do jovem indica a necessidade de um trabalho de conscientização com os alunos e uma ação voltada à formação docente. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h024Downloads
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Publicado
2007-03-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO DO ALUNO ADOLESCENTE NA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE. DOI: 10.5747/ch.2005.v03.n2/h024. (2007). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 3(2), 12-22. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/216