PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Pamela Tamires Belão Fernandes
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite

Palavras-chave:

pesquisa bibliográfica, pais, participação, gestão democrática, escola pública.

Resumo

A democratização do ensino trouxe a escola novos sujeitos, tornando-se necessária a participação destes no processo de organização da mesma. Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa, tendo o objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica sobre a percepção dos pais sobre a participação na escola. A metodologia constou de uma pesquisa bibliográfica em dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) com conceitos de 4 a 7 (Capes), no período de 2003 a 2013, com o uso de descritores. Para a análise fizemos uso da análise de conteúdo dos resumos. Como resultados, obtivemos 74 PPGEs e por meio de descritores encontramos 277 trabalhos. Os resultados apontam que os trabalhos encontrados possuem pontos específicos da participação dos pais na escola e com um projeto político-pedagógico articulado. Concluímos que em nenhum dos trabalhos a percepção dos pais foi abordada, se mostrando uma temática da pesquisa relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Como Citar

Tamires Belão Fernandes, P., & Ussami Ferrari Leite, Y. (2017). PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(4), 60–64. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1846