A INSERÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Tânia Cristina Silva Pessoa
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE

Palavras-chave:

Professor Iniciante, Inserção Docente, Ciclo de Vida Docente, “Choque de Realidade”, Identidade Docente

Resumo

Como em toda profissão, a formação de professores tem uma trajetória construída historicamente marcada por características que estarão presentes na construção da identidade profissional. O objetivo deste estudo foi analisar e identificar a construção da identidade docente a partir do olhar do professor iniciante na Rede Municipal de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritivo-interpretativo. Para coleta de dados, foi realizado questionário e entrevista semiestruturada com 8(oito) docentes iniciantes da Rede Municipal de Rancharia SP. Os resultados preliminares indicaram que os principais problemas desses profissionais foram: as dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, gestão em sala de aula, correlação entre teoria e prática e escassez de experiência e apoio de Gestores e de Políticas Públicas. Conclui-se que é extremamente necessária a implantação de programas de apoio por parte do setor público para atender a inserção desses profissionais no ambiente escolar.

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Publicado

2017-04-12

Como Citar

Cristina Silva Pessoa, T., & Gebran, R. A. (2017). A INSERÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(3), 08-17. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1777

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