DANÇA E AS CULTURAS JUVENIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Joyce Cristina Claro Menoti UNESP-FCT
  • Márcia Regina Canhoto de Lima

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Ensino Médio, Sociologia da Juventude e Currículo do Estado de São Paulo.

Resumo

A Dança e as atividades rítmicas representam na escola, nas aulas de Educação Física, movimentos em contextos concretos, com significações e intencionalidades, vias de expressão das Manifestações Culturais Juvenis dos alunos do Ensino Médio. A pesquisa investigou as relações dos jovens alunos com a Dança, nas aulas de Educação Física, visando compreender o nível de participação nas práticas educativas relacionadas a este conteúdo. Assumiu a metodologia qualitativa e pautou-se em pressupostos da pesquisa do tipo etnográfico na busca pela imersão no universo cultural dos fenômenos pesquisados, sem necessitar de amplo tempo em campo, mas sim, de uma imersão profunda. Por fim, constatamos que as culturas juvenis são múltiplas e, desse modo, não necessariamente a Dança, como aborda o currículo do Ensino Médio, faz parte das manifestações culturais juvenis, nessa amostra pesquisada.

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Publicado

2017-04-12

Como Citar

Menoti, J. C. C., & Regina Canhoto de Lima, M. (2017). DANÇA E AS CULTURAS JUVENIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(3), 28-32. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1770

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