ÉTICA E VIRTUDE: A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA

Autores

  • Mateus de Freitas Barreiro
  • Alonso Bezerra de Carvalho

Palavras-chave:

Aristóteles, formação humana e escola

Resumo

Este artigo visa investigar a ética na filosofia de Aristóteles, através da elucidação da virtude, afim de compreender como ocorre a formação humana na escola atual. A ética não se limita apenas a um sistema conceitual filosófico sobre como se orientar com base em perpetuação de valores morais, mas antes de tudo, a ética é um hábito que constitui o sujeito para orientar ações que visem o bem dos outros e da equidade coletiva. Concluímos que os problemas escolares devem abranger tanto a dimensão ética como a epistêmica. Contudo em virtude da dificuldade em concretizar esses objetivos na escola, os alunos têm sido cada vez mais encaminhados pelos educadores aos profissionais da saúde, na qual a prática da normalização por meio da medicalização, vem cada vez mais substituindo a responsabilidade ética de diversos agentes dentro e fora da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-04-12

Como Citar

de Freitas Barreiro, M., & Bezerra de Carvalho, A. (2017). ÉTICA E VIRTUDE: A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(3), 37-40. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1765