O BRINQUEDO COMO FOMENTADOR DAS CULTURAS DA INFÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Larissa Aparecida Trindade dos Santos FAPEPE

Palavras-chave:

Brinquedo, Criança, Cultura, Sociologia da Infância, Práticas educativas

Resumo

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, financiada pela FAPESP, que estabeleceu como objetivo central compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituições educacionais infantis. Para tal, adotou uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa e empregou instrumentos metodológicos de observação, entrevista semiestruturada e análises bibliográficas. A pesquisa ancorada na Sociologia da Infância apresentou, dentre os seus resultados, que os professores das instituições investigadas empregavam o brinquedo de forma reducionista, apenas como material para ensinar conteúdos e habilidades específicos ou, ainda, como recurso para atrair e distrair as crianças, desvalorizando assim o potencial cultural e histórico desse objeto educativo.

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Aparecida Trindade dos Santos, L. (2016). O BRINQUEDO COMO FOMENTADOR DAS CULTURAS DA INFÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(1), 29-36. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1495