A BUSCA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS DISCIPLINAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Djanine Dolovet Martins
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Arquitetura e Urbanismo, Projeto Arquitetônico, Ensino Superior.

Resumo

O intuito deste trabalho é o de apresentar como a disciplina de Projeto Arquitetônico, especificamente, do curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado pela referida Universidade, necessita e depende de uma organização interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas da grade curricular do curso. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental como metodologia de investigação. Na pesquisa bibliográfica as principais obras consultadas foram: Fazenda (1999, 1979), Morin (2007), Japiassu (1976), Luck (2001), Freire (2009). Na análise documental, adotou-se como referência o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvido na Unoeste e diretrizes que fundamentam a estruturação de projetos de curso de graduação na área de Arquitetura e Urbanismo. Como principais resultados, concluiu-se que a disciplina de Projeto Arquitetônico necessita dessa interdisciplinaridade, envolvendo todas as demais disciplinas do curso, pois um Projeto Arquitetônico depende também de todo um aprendizado sobre diversas áreas para sua concretização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-05-20

Como Citar

Dolovet Martins, D., & Terçariol, A. A. de L. (2016). A BUSCA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS DISCIPLINAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(1), 85-93. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1492