FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PIBID: QUESTIONANDO E SUPERANDO PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E JUVENTUDE.

Autores

  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Márcia Regina Canhoto de Lima
  • Luiz Rogério Romero
  • Renan Silva Buccki

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura, Educação Básica, Educação Física, PIBID.

Resumo

Este subprojeto de pesquisa e intervenção estabelece como objetivo central investigar e promover uma formação qualificada de professores, a partir da valorização da infância, juventude e cultura corporal no contexto escolar. A metodologia qualitativa, pautada em pressupostos da pesquisa-ação, possibilita a estreita relação entre teoria e prática e ação e reflexão. O referencial teórico respalda-se em autores e documentos oficiais que promovem um suporte teórico atualizado e interdisciplinar. Como resultados destacam-se a corresponsabilidade dos diferentes sujeitos no alcance dos objetivos; a adoção de atitude de autoformação; o esforço no sentido da problematização e busca de superação de concepções de educação mecânica, educação física fundamentada apenas no aspecto biofisiológico, infância como devir e juventude como etapa problemática. Enfim, conclui-se que o trabalho realizado nesse subprojeto tem-se firmado na persistência, paciência e busca de clareza de concepções e finalidades, o que vêm garantindo avanços lentos e gradativos em relação ao objetivo estabelecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Milton de Lima, J., Regina Canhoto de Lima, M., Rogério Romero, L., & Silva Buccki, R. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PIBID: QUESTIONANDO E SUPERANDO PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E JUVENTUDE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(1), 01-09. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1490

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##