A DUPLA MEDIAÇÃO NO JOGO DE PAPÉIS: DO SIGNO E DO PROFESSOR PRÉ-ESCOLAR COMO PORTADOR DA SIGNIFICAÇÃO

Autores

  • Silvio Sena Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP
  • Célia Maria Guimarães

Palavras-chave:

Jogo de papéis. Criança. Professor Pré-Escolar. Mediação. Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho deriva da pesquisa de Doutorado intitulada A dialética entre a intervenção pedagógica no jogo de papéis e o desenvolvimento da criança pré-escolar. Objetiva assinalar contribuições da mediação pedagógica no jogo de papéis e suas implicações para o desenvolvimento da criança pré-escolar. Como sujeitos, elege vinte crianças de uma turma de pré II de uma escola da rede pública de Presidente Prudente. A metodologia, quali-quantitativa, se caracteriza como pesquisa-intervenção. Ainda que parciais, os resultados sublinham avanços do brincar infantil em direção à realidade objetiva, relacionados ao caráter das ações, à utilização de objetos substitutos, à adoção de papéis complementares e às relações estabelecidas entre coetâneos. Como resultado, almeja contribuir no campo teórico-metodológico na formação inicial e continuada dos professores pré-escolares, apontando caminhos e formas de intervir no jogo de papéis sem descaracterizar esse fenômeno, de sorte a cooperar para o avanço qualitativo dessa etapa da Educação Básica.

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Publicado

2016-05-09

Como Citar

Sena, S., & Maria Guimarães, C. (2016). A DUPLA MEDIAÇÃO NO JOGO DE PAPÉIS: DO SIGNO E DO PROFESSOR PRÉ-ESCOLAR COMO PORTADOR DA SIGNIFICAÇÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(1), 62-69. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1486