ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA: POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE TEORIA ESCOLAR E PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Vinicius dos Santos Oliveira Unesp

Palavras-chave:

Educação escolar e orientação profissional, orientação profissional na escola, orientação rofissional

Resumo

O presente ensaio sobre orientação profissional na escola começa pela apresentação de um rápido histórico sobre o surgimento da orientação profissional na escola como possibilidade de trabalho. Posteriormente, o texto trará, teoricamente, a atividade de orientação profissional no ambiente escolar, especificamente para adolescentes e, também, o papel da escola e do professor como partes ativas no processo de escolha de uma profissão. Por fim levantará uma discussão a respeito das práticas dos professores como eliciadores de práticas profissionais a partir da teoria transmitida aos alunos em sala de aula. Todo este trabalho tem como base teórica a psicologia histórico-cultural para discussão de possibilidades e descrição da orientação profissional como prática na escola, pois ela afirma que o desafio maior da escola é conseguir preparar o adolescente para o trabalho ao mesmo tempo em que não limita a educação escolar a este trabalho e sim na formação de um individuo autônomo para o trabalho e para a vida.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Oliveira, V. dos S. (2016). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA: POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE TEORIA ESCOLAR E PRÁTICA PROFISSIONAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 82-86. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1331