CONSTRUINDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM DISTINTOS SEGMENTOS DE ENSINO

Autores

  • Marcela Marques Umbellino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí

Palavras-chave:

Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.

Resumo

O artigo tem como propósito apresentar dados de uma investigação vinculada as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Início da Docência e o Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus de Naviraí que teve como foco identificar os desafios encontrados por professores em início de carreira que atuam em diferentes níveis de ensino. Para tal, os dados foram coletados a partir de narrativas escritas e orais de quatro docentes da rede pública que estavam na etapa de iniciação à docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. O trabalho de campo deu-se com base em informações obtidas por meio de diários reflexivos dos docentes, bem como de entrevistas semiestruturadas em que procuramos compreendermos melhor os anseios e dificuldades durante a inserção na carreira. Assim, da análise dos dados foi possível identificar que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Marques Umbellino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Naviraí/MS.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí

Professor Assistente II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí; Doutorando em Educação pela FCT/UNESP; Mestre em Educação pela FCT/UNESP. Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem de Matemática e Início da Docência.

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Umbellino, M. M., & Ciríaco, K. T. (2016). CONSTRUINDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM DISTINTOS SEGMENTOS DE ENSINO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 42-59. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1315

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##