EDUCAÇÃO INFANTIL E ROTINA: DOIS ELOS QUE DEVEM PERMANECER UNIDOS

Autores

  • Dulce Helena Brum Rodrigues FURG
  • Jorge da Cunha Dutra FURG

Palavras-chave:

educação infantil, rotina, crianças

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar se as docentes, da educação infantil, utilizam ou possuem uma rotina diária em suas práticas na sala de aula com crianças pequenas. Para isso foram feitas entrevistas com três professoras que atuam na área. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo referencial teórico os seguintes autores: Barbosa (2006a; 2006b; 2009); Brasil (1998; 2009); Freire (1998) e Ramos (2010). Os resultados encontrados foram ao encontro do objetivo da pesquisa, pois de acordo com as respostas das entrevistas todas as professoras utilizam a rotina em sua prática diária. Sendo assim, é possível afirmar que a rotina na educação infantil é de suma importância para o sucesso do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Helena Brum Rodrigues, FURG

Licenciada em Pedagogia (2014), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente cursa a Especialização em Educação Infantil, pelo Centro Universitário Barão de Mauá e atua como Professora da educação infantil na rede municipal (Rio Grande/RS).

Jorge da Cunha Dutra, FURG

Licenciado em Pedagogia (2005), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em Filosofia (2009), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2009). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pela UFPel. Atualmente é Professor do Instituto de Educação da FURG, na área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado e Professor de Filosofia da rede estadual (SEDUC/RS).

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Rodrigues, D. H. B., & Dutra, J. da C. (2016). EDUCAÇÃO INFANTIL E ROTINA: DOIS ELOS QUE DEVEM PERMANECER UNIDOS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 60-68. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1311