A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE – A LEITURA DA IMAGEM NO INICIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Rosangela Maria Gonçalves Val Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Helena Faria de Barros Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Ensino da Arte, leitura de imagem, práticas pedagógicas, alfabetização, estudo de caso.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a leitura da imagem trabalhada pelos professores de arte em sua prática pedagógica no Ensino Fundamental para suporte à alfabetização. Consiste num estudo de caso com abordagem qualitativa que apreende a subjetividade, os significados expressivos, os sentimentos, a percepção e conceituação dos professores de arte e titulares da sala de aula, em três escolas do Ensino Fundamental. Os procedimentos para a coleta de dados foram observação, entrevista e análise documental e organizados segundo Bardin (2009) em: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A observação utilizada cumpriu um roteiro, do mesmo modo que a entrevista. Atividades significativas desenvolvidas pelos alunos foram também recolhidas para estudo, análise e registro. Constatou-se que a arte, por meio da leitura da imagem, utilizada no inicio da alfabetização, representa importante apoio à aprendizagem.

Downloads

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE – A LEITURA DA IMAGEM NO INICIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 38–44, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1235. Acesso em: 14 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 619

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.