O DIÁLOGO E A PROBLEMATIZAÇÃO: APORTES PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Claudia Pereira de Pádua Sabia UNESP/ Marília
  • Cláudio Roberto Brocanelli UNESP/ Marília
  • Camila Godoy Paredes UNESP/Marília

Palavras-chave:

Formação Continuada. Formação de Professores. Educação. Pesquisa Ação.Profissionalização Docente

Resumo

Inúmeras pesquisas são realizadas por estudiosos motivados a identificarem problemas que há muito afetam o sistema nacional de ensino. Dentro deste contexto, temas relacionados a metodologia, infraestrutura escolar, políticas públicas e igualdade de oportunidade são levantados constantemente; porém, é imprescindível investigar causas mais profundas que influenciam diretamente no ensino e na aprendizagem. Por meio da pesquisa-ação, identificamos lacunas deixadas pela formação inicial de professores e gestores educacionais e também a necessidade de contribuir com a formação desses profissionais, possibilitando uma prática mais significativa e qualificada. O objetivo central deste estudo é demonstrar a importância da formação continuada e apresentar a proposta “O Diálogo e a Problematização” com a rede pública estadual que está em andamento. A pesquisa está sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e coleta de dados. Como resultados, apontaremos possibilidades de transformação da prática pedagógica propiciada pela formação contínua dos educadores.

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Publicado

2015-06-25

Como Citar

Sabia, C. P. de P., Brocanelli, C. R., & Paredes, C. G. (2015). O DIÁLOGO E A PROBLEMATIZAÇÃO: APORTES PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 101-109. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1233

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