O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Normas para preparação e submissão de artigos

A Colloquium Humanarum aceita contribuições das diversas subáreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes nas seguintes categorias: (1) Artigo original, (2) Artigo de revisão, (3) Ensaio, (4) Resenha. 
Os artigos devem ser redigidos em português ou inglês e estar de acordo com as instruções abaixo apresentadas, as quais estão baseadas nas orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Autoria
Todas as pessoas designadas como autores devem responder pela autoria do artigo e ter participado suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. O crédito de autoria deve ser baseado apenas por contribuições substanciais: (i) na concepção, planejamento, execução, análise e interpretação dos resultados e (ii) na redação ou revisão do artigo de forma intelectualmente importante. A participação limitada à obtenção de fundos, coleta de dados, supervisão geral ou chefia de um grupo de pesquisa não justifica autoria.
Os trabalhos assinados representam unicamente as opiniões dos autores e são de sua inteira responsabilidade. Os trabalhos submetidos à Colloquium Humanarum serão passíveis de revisão linguística por revisores e relatores qualificados pelo Conselho Editorial, sem perda do crédito de autoria e do vínculo de responsabilidade do autor em relação à obra de criação intelectual.


Submissão dos artigos
A submissão de artigos deverá ser realizada por meio eletrônico no endereço http://journal.unoeste.br/index.php/ch.
Ao submeter um artigo para a Colloquium Humanarum, deve ser preenchida, assinada e anexada a carta de submissão (download). Os autores automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:
•O artigo foi elaborado com base em preceitos de integridade científica e ética.
•O artigo é original e não está sendo e nem será submetido para publicação em outros periódicos enquanto estiver sob avaliação da Colloquium Humanarum e também depois de sua publicação;
•É responsável pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas da Colloquium Humanarum. Todos os autores concordam com a publicação do artigo e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;
•Em caso de aprovação, cede automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para a Colloquium Humanarum.

O artigo deve estar em formato Word (.doc), estando as tabelas, figuras (.xls ou .jpg), desenhos esquemáticos (.jpg) ou fotos (.jpg) com seus títulos e legendas já inseridos em seus respectivos locais no texto.
Para melhor adequação gramatical, os editores sugerem a procura de um profissional para realizar a revisão ortográfica, gramatical e linguística. Caso não conheçam ou não tenham indicação, sugerimos a Professora Olga Liane Zanotto Manfio Jascke (datafinal@uol.com.br), cujo contato e contratação dos serviços devem ser realizados pelos próprios autores, preferencialmente antes da submissão do artigo.

Também para melhor adequação da análise estatística e apresentação dos resultados, os editores sugerem a procura de um profissional para realização das análises e orientações neste aspecto específico. Caso não conheçam ou não tenham indicação, sugerimos a Professora Doutora REBECA DELATORE SIMÕES , cujo contato (rebeca@unoeste.br) e contratação dos serviços devem ser realizados pelos próprios autores, preferencialmente antes da submissão do artigo.


Processo de avaliação
Todos os artigos submetidos à Colloquium Humanarum que estiverem de acordo com as “Normas para autores” e com a política editorial da revista são analisados pelo Conselho Editorial quanto ao seu mérito e adequação científica. A partir da aprovação inicial, o artigo é encaminhado aos avaliadores de reconhecida competência no assunto para seu parecer (peer review), cujo anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. As sugestões dos avaliadores são consideradas e a decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo fica sob responsabilidade dos Editores.

Trabalhos aceitos 
Todo artigo publicado torna-se propriedade da Colloquium Humanarum e não poderá ser reproduzido, republicado ou divulgado por meio eletrônico sem autorização. Os autores, após a aceitação do seu artigo para publicação, transferem automaticamente seus direitos autorais (copyright) à Colloquium Humanarum. Em virtude de este periódico ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Por razões editoriais, os Editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações gráficas ou redacionais no texto, sem interferir em seu conteúdo. Os autores ficam cientes das modificações (quando houver) na oportunidade de rever as provas, antes da publicação.

Elaboração dos Trabalhos
1. Artigo original
É uma contribuição científica destinada a divulgar resultados inéditos de pesquisa que não tenha sido publicada ou submetida em outros meios de divulgação.
O artigo deve ser digitado em coluna simples, usando fonte Arial 12, em espaço 1,5, formatado em papel A4 (212 x 297 mm) com 2,0 cm de margens de tabulação de 1,25 cm para marcação do início de cada parágrafo. Deve ter a extensão máxima de 25 páginas numeradas a partir da página título e conter as seguintes seções separadas entre si por três linhas: (1.1) Página título, (1.2) Resumo e Descritores, (1.3) Abstract (resumo em inglês) e Keywords, (1.4) Texto completo, incluindo tabelas e figuras com seus respectivos títulos e legendas, (1.5) Agradecimentos, (1.6) Referências. As páginas devem ser numeradas consecutivamente começando com a página título.

1.1. Página título
Deve conter Título do artigo com até 20 palavras em português e inglês em maiúsculas e alinhados à esquerda e Título abreviado, com até 6 palavras.
Nesta página e também ao longo do artigo não devem ser colocados nomes dos autores e afiliação institucional, nem qualquer referência ao endereço ou e-mail dos autores. A identificação dos autores e de suas afiliações institucionais é realizada no momento do cadastramento e submissão do artigo no Sistema. 

1.2 e 1.3. Resumo e Abstract
A segunda página deve conter um Resumo em parágrafo único com até 250 palavras, contendo a síntese do Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões (estes subtítulos não devem ser escritos).
Em página separada, apresentar o Abstract também em parágrafo único com até 250 palavras, o qual deve ser a tradução fiel do resumo para o idioma inglês. 
Ao final do Resumo e do Abstract devem ser fornecidos até 5 descritores e keywords correspondentes do artigo, para facilitar sua indexação posterior. Estes descritores devem estar de acordo com os padrões de bases de ciências humanas. 

1.4. Texto
Deve ser dividido nas seguintes seções: (A) Introdução, (B) Métodos, (C) Resultados e (D) Discussão. Esses subtítulos devem ser escritos apenas com a primeira letra maiúscula.
A. Introdução: deve conter uma revisão sucinta do assunto, que seja suficiente para sua contextualização. Também uma justificativa com a relevância científica do estudo e os objetivos, no último parágrafo. Deve-se evitar a inclusão de resultados ou conclusões do estudo a ser apresentado. 
B. Métodos: deve conter uma descrição do objeto de estudo ou da casuística com indicação de que o estudo foi aprovado pela Comissão de Ética do Hospital ou Instituição de Pesquisa onde o estudo foi realizado, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) baseadas na Declaração de Helsinque. 
Deve conter também a descrição dos métodos empregados com detalhes técnicos suficientes dos procedimentos que possam permitir a reprodução do estudo apresentado. Métodos amplamente estabelecidos podem ser apenas mencionados, desde que estejam acompanhados da citação da referência com sua descrição detalhada. O tipo de análise realizada nos dados, assim como os métodos estatísticos utilizados, devem ser descritos com detalhes suficientes para permitir a avaliação da adequação, de acordo com os objetivos e metodologia propostos.
C. Resultados: devem ser apresentados em sequência lógica no texto, enfatizando somente as observações importantes e evitando a repetição de dados apresentados em tabelas ou figuras, as quais devem ser numeradas em sequência com algarismos arábicos e inseridas logo após sua menção no texto. 

Tabelas
Devem ser precedidas por um título conciso que dê a ideia clara dos dados que estão sendo apresentados e numeradas em arábico na sequência de seu aparecimento no texto. Cada tabela deve ser apresentada e digitada em espaço duplo e suas linhas verticais não devem ficar visíveis. Se houver necessidade de legenda para definição de abreviaturas ou indicação de diferenças estatisticamente significantes (valor de p), deve ser colocada logo abaixo da tabela. 

Figuras
Incluem gráficos, desenhos esquemáticos e fotos. Devem ser numeradas em arábico na sequência de seu aparecimento no texto. O título deve ser colocado imediatamente abaixo, bem como a definição de abreviaturas ou indicação de diferenças estatisticamente significantes (valor de p). Após sua preparação original, os arquivos devem ser convertidos nos seguintes formatos: figuras (.xls ou .jpg), desenhos esquemáticos (.jpg) e fotos (.jpg – podem ser coloridas), sendo inseridas em seus locais no texto. As letras, os números e os símbolos inseridos nas figuras devem ser claros e de tamanho suficiente para serem legíveis, mesmo após redução (se necessária) para publicação.

D. Discussão: deve comentar os aspectos novos e importantes obtidos do estudo em relação às informações disponíveis na literatura mais recente. Deve-se evitar a repetição de resultados ou informações já apresentadas em outras seções. Deve-se também ressaltar as implicações dos achados, suas limitações e mesmo recomendações para estudos futuros. No final dessa seção deve haver uma síntese das conclusões dos autores. 

1.5. Agradecimentos
Nesta seção podem ser incluídos: (i) contribuições que necessitem agradecimentos, mas não justifiquem autoria, (ii) agradecimentos a auxílio técnico, financeiro e material, incluindo auxílio governamental e/ou de laboratórios farmacêuticos. Deve obrigatoriamente ser incluída uma menção sobre Conflito de Interesse descrevendo colaborações financeiras que possam representar potencial conflito de interesse e/ou declarar a inexistência de conflito de interesse (ver exemplo abaixo) que possa interferir na imparcialidade do trabalho científico.
Declaração a ser colocada quando da inexistência de Conflito de Interesse:
Os autores declaram não haver qualquer potencial conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade deste trabalho científico. 

1.6. Referências e citações
As referências devem ser editadas nas últimas páginas do artigo organizadas em ordem alfabética de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023 de 2002). De acordo com a ABNT todos os autores devem ser citados se forem em número de até três. Acima disso, deve ser mencionado o primeiro e usar a expressão latina “et al.”. Devem ser colocados os nomes completos dos periódicos.
A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do autor.
Todas as páginas de internet (homepages ou endereços URL) citadas nas referências devem estar corretas e ativas para permitir o acesso pelos interessados. Trabalhos aceitos, mas ainda não publicados, podem ser incluídos, fornecendo-se o nome do periódico seguido do ano e da informação: (no prelo).
Para artigos que possuem identificador digital (DOI - Digital Object Identifier), inseri-lo no final da referência conforme o exemplo abaixo.
DOI 10.1046/j.1440-1789.2000.00334.x

Seguem abaixo as regras entrada de autor

•Apenas 1 autor
ECO, U. (sobrenome simples)
CASTELO BRANCO, H. (sobrenome composto)
MOREIRA JUNIOR, S. (sobrenome de família)

•Até 3 autores
Mencionam-se todos os nomes, na ordem que aparecem na publicação, separados por ponto e vírgula.
LIMA, J.; SOARES, M.; SILVA, C.

•Mais de 3 autores 
Menciona-se apenas o primeiro nome acrescentando a expressão et al. 
GONÇALVES, E. L et al.

•Obra constituída por vários trabalhos ou contribuição de vários autores
Entrar pelo responsável intelectual com maior destaque (organizador, coordenador, tradutor, editor, etc).
CUNHA, L. (Coord.).

•Obra sem autoria
A entrada é feita pelo título, colocando-se todas as letras da primeira palavra em maiúsculo.
UNIVERSIDADE e imprensa: como se relacionar bem com a mídia.

•Obras de autoria coletiva: entidades/instituições
Tem entrada pelo próprio nome por extenso e em maiúsculas.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Em caso de ambiguidade, colocar, entre parênteses, o nome da unidade geográfica a que pertence.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (Brasil)

Quando a autoria coletiva tem uma denominação genérica, o seu nome é precedido do nome do órgão superior.
BRASIL. Ministério da Agricultura. Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária


Exemplos de referências

Livro no todo
LIMA, J.; SOARES, M.; SILVA, C. Química aplicada. 2.edSão Paulo: Globo, 1984.

Partes do livro com autoria própria
DEL NEGRO, G. Doenças produzidas por fungos. In: GUIMARÃES, R. Y.; GUERRA, C. C. Clínica e laboratório: interpretação clínica das provas laboratoriais. São Paulo: Sarvier, 1984. p. 272-275

Partes do livro sem autoria especial (trechos, fragmentos, volumes, capítulos, páginas, etc.)
SOARES, F.; BURLAMAQUI, C. Pesquisas brasileiras 1º e 2º graus. 5.ed. São Paulo: Artes Médicas, 1982. Cap. 4: Desenho dental, p. 71-84.

Artigo de revista com autoria
AMBIEL, A. C. et al. Agrupamento de acessos e cultivares de três espécies de Brachiaria por RAPD. Acta Scientiarum, Maringá, v. 30, n. 4, p. 457-464, 2008. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2008.

Teses, Dissertações e Monografias
VEIGA NETO, E. R. Aspectos anatômicos da glândula lacrimal e de sua inervação no macaco-prego Cebus apella (Linnaeus, 1758). 1988. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Botucatu.

Trabalho apresentado em evento científico, publicado em anais
CASTRO, C. M. O secundário: esquecido em um desvão do ensino? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 1., 1995, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1996. p. 133-150.

Outros exemplos e mais informações http://www.unoeste.br/site/biblioteca/manual/index.htm .

Citações bibliográficas no texto

Devem estar de acordo com as Normas da ABNT (NBR 10520 de 2002).
Para até três autores, colocam-se todos os sobrenomes seguidos pelo ano. Para mais de três autores, coloca-se apenas o sobrenome do primeiro seguido por et al. e o ano. 
Citações textuais com mais de três linhas devem ser colocadas com recuo de 4,0 cm utilizando fonte tamanho 8 com espaçamento 1 (simples) entre linhas. Deve-se apresentar na sequência do ano a página de onde a citação foi tirada.
Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas/minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos
Santos (2005) observou que ...
Santos e Pereira (2006, p. 15) verificaram a ...
Leite et al. (2006) realizaram experimento ...
Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999) os experimentos são ...
[...] aumento do número de células (BARBOSA, 2004; SOUTO 2006; AMARAL 2008).
[...] não houve diferença (NIEMAN et al., 2005).

Outros exemplos e mais informações http://www.unoeste.br/site/biblioteca/manual/index.htm .

2. Artigo de revisão
Constitui uma descrição sistematizada da literatura sobre determinado assunto e avaliação crítica discursiva, devendo conter os procedimentos adotados, esclarecendo a delimitação e os limites do tema, e finalizando com conclusões do autor. Os artigos desta categoria podem ser solicitados pelos editores a autores com experiência comprovada na área, porém os autores são encorajados à submissão de artigo de revisão não encomendado, desde que julguem que o artigo possa trazer contribuição científica relevante para a área de conhecimento.
Deve conter Título do artigo com até 20 palavras em português e inglês em maiúsculas e alinhados à esquerda e Título abreviado com até 6 palavras, Resumo/Abstract em parágrafo único com até 250 palavras, contendo a síntese do trabalho, Descritores/Keywords, Texto (preferencialmente organizado em partes com subtítulos), Agradecimentos e Referências. As instruções gerais para a Página Título, Tabelas e Figuras, Agradecimentos e Referências são as mesmas dos artigos originais.
As revisões não devem ultrapassar 30 páginas, incluindo as referências. No caso da utilização de figuras previamente publicadas, deve ser mencionada a fonte e ser realizada a solicitação de autorização para utilização ao periódico da publicação original.

3. Ensaios
Seção para publicação de textos sobre temas atuais das Ciências Humanas. As instruções gerais para a Página Título, Resumo/Abstract, Descritores/Keywords, Texto, Agradecimentos e Referências são as mesmas dos artigos originais. O ensaio pode ter a extensão máxima de 15 páginas, incluindo as referências.

4. Resenhas
Seção cujo propósito é abrir a possibilidade de divulgação de sínteses críticas de obras das Ciências Humanas. As instruções gerais são as mesmas dos artigos originais. A resenha pode ter a extensão máxima de 5 páginas.

Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail divulgados nesta página devem utilizados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.


Política de Acesso Livre
A Colloquium Humanarum oferece Acesso Aberto imediato ao seu conteúdo, sem período de embargo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal System (OJS) assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.


Taxas para submissão e publicação de textos
A Colloquium Humanarum, editada pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The journal Colloquium Humanarum, edited by the Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.


Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Colloquium Humanarum estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail divulgados nesta página devem utilizados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.