ALGORITMO PARA O RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS

Autores

  • Rafael Arthur Rocha Miranda UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti UNOESTE
  • Almir Olivette Artero UNESP
  • Marco Antonio Piteri UNESP

Palavras-chave:

Reconhecimento de Caracteres, OCR, Visão Computacional.

Resumo

O reconhecimento de caracteres manuscritos em imagens digitais é uma importante e desafiadora área de estudos da Visão Computacional, com possibilidades de muitas aplicações para facilitar o trabalho do cotidiano das pessoas. Este trabalho apresenta um algoritmo de reconhecimento de caracteres manuscritos com duas propostas de abordagens. A primeira proposta complementa um trabalho anterior de alguns dos autores deste artigo, incluindo 290 novos atributos, baseados em histogramas, Zoning e transformada Hit-or-Miss. A segunda proposta utiliza 79 atributos, obtidos a partir de informações de frequência, distância borda-caractere e densidades, o qual realiza a classificação usando uma abordagem baseada em valores máximos e mínimos de cada atributo para cada tipo de caractere, e uma rede neural Multilayer Perceptron. O grande número de atributos contribui para uma discriminação mais precisa de caracteres, por outro lado, a extração destes descritores é fácil, pois realiza a contagem dos pixels. Assim, o tempo de processamento para a realização dessa tarefa é reduzido. Embora a classificação por meio da rede neural Multilayer Perceptron tenha apresentado uma taxa de acerto superior, o tempo de processamento dos limites máximos e mínimos baseado em classificação é menor, permitindo seu uso em aplicações em situações na qual o tempo de processamento é crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Miranda, R. A. R., Silva, F. A. da, Pazoti, M. A., Artero, A. O., & Piteri, M. A. (2013). ALGORITMO PARA O RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 5(2), 109-127. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/943

Edição

Seção

Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 > >>