ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE CONTROLE APLICADOS PARA ATENUAÇÃO DE VIBRAÇÕES EM UMA SUSPENSÃO AUTOMOTIVA

  • Luiz Gustavo Pereira Roéfero Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho - Unesp
  • Fábio Roberto Chavarette Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho - Unesp
  • Thiago Carreta Moro Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho - Unesp
  • Roberto Outa
Palavras-chave: Suspensão Automotiva; Controle Ativo; Amortecedor Magneto-Reológico

Resumo

A suspensão automotiva é um dos equipamentos presentes em um veículo, sendo usada para preservar a integridade estrutural do mesmo. Quando utilizado, esse dispositivo usa elementos passivos de atuação (normalmente molas e amortecedores) para realizar a atenuação da vibração, entretanto algumas empresas, entre elas a Audi, vem utilizando um controle semiativo para a mesma função alegando que há ganhos com relação aos sistemas convencionais. Outro método normalmente utilizado em suspensões automotivas são os controles ativos, já aplicados na Fórmula 1 pela Willians em 1992. Este trabalho se dedica ao estudo e avaliação da diferença de comportamento de uma suspensão automotiva quando submetida a cada um dos três métodos de controle.

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Referências

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https://doi.org/10.1007/s11071-012-0391-5
Publicado
2019-11-26
Como Citar
Gustavo Pereira Roéfero, L., Roberto Chavarette, F., Carreta Moro, T., & Outa, R. (2019). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS DE CONTROLE APLICADOS PARA ATENUAÇÃO DE VIBRAÇÕES EM UMA SUSPENSÃO AUTOMOTIVA. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 11(4), 10-22. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/3282