A ROBÓTICA COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DE ENSINO: Uma aplicação no estudo de triângulos

  • Natalia Rodrigues da Silva
  • Renato César da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Edivaldo Romanini UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
Palavras-chave: Robótica Livre; Geometria do Triângulo; Sensor Ultrassônico.

Resumo

A Robótica ocupa atualmente posição de destaque no cenário educacional, empregada como uma nova metodologia de ensino, ela é inserida em muitas escolas. Por tratar-se de uma nova tecnologia, o investimento tende a ser elevado e consequentemente ainda existem escolas que não possuem acesso a este método. Com isso em mente, nosso objetivo é propor um projeto que alie baixo custo e ainda assim proporcione um grande benefício para o aprendizado do aluno. O desenvolvimento deste trabalho segue a metodologia da Robótica Livre, o mesmo utiliza a placa Arduino UNO, pois é um material de baixo custo e fácil de trabalhar. O projeto construído terá as seguintes funções: ler a medida de três segmentos utilizando um sensor ultrassônico (HC-SR04), verificar se essas medidas formam ou não um triângulo, se formar, classificá-lo segundo os seus lados, calcular seu perímetro, sua área e por fim fornecer também os valores dos ângulos internos do triângulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

https://www.tinkercad.com/dashboard - acessado em 03/08/2019
ANAIS DA IV JORNADA DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE E III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2017, Universidade Estadual de Londrina. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO, PAPEL E DIVERSIDADE. 40 ano CEMAD. Londrina - PR: [s. n.], [2017?]. E-book.

ARAUJO, Sérgio Paulino de; VIEIRA, Vanessa Dantas; KLEM, Suelen Cristina dos Santos; KRESCIGLOVA, Silvana Binde. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO, PAPEL E DIVERSIDADE. 40 anos CEMAD, Londrina - PR, [2017?]. E-book.

CURY, Thiago Espindola; HIRSCHMANN, Daniela Rohan. ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO ARDUINO Porque a placa eletrônica Arduino deve ser inserida no contexto Escolar das aulas de Matemática. -, -, [201-?]. E-book.

GOMES, Emanuelle da Costa; SILVA, Victor Leandro da; CARVALHO, Gessymara Suele Almeida Sousa; EVANGELISTA, Luiz Fernando Vieira; GRANJEIRO, Denise da Costa; SOUSA, Bruce Allan Lima de; SANTOS, Flávio Alves dos; ARAÚJO, Francisco Marcelino Almeida de. PROTOTIPAGEM DE UMA TRENA ELETRÔNICA OPEN-SOURCE. -, Teresina - PI, [201-?]. E-book.

JUNIOR, Carlos Roberto da Silveira; COELHO, Jeovane Dias; BARRA, Alex Santos Bandeira. CONSTRUTIVISMO E ROBÓTICA EDUCACIONAL: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. -, Brasil, [2015?]. E-book.

JUNIOR, Carlos Roberto da Silveira; COELHO, Jeovane Dias; SANTOS, Lays Sthefanne. ROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E DE BAIXO CUSTO. -, Brasil, 2017. E-book.

OLIVEIRA, Heluza, S.; LIMA, Maria de Fátima Webber P. “Utilização da Plataforma Khan Academy na Resolução de Exercícios de Matemática”, Scientia Cum Industria, V.5, Nº2, pp 66 – 72, 2017. https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p66

OTTONI , André Luiz Carvalho. . In: OTTONI , André Luiz Carvalho. INTRODUÇÃO À ROBÓTICA . São José Del Rei, 2010. E-book.
SILVA, Alzira Ferreira da; GONÇALVES, Luiz Marcos Garcia; GUERREIRO, Ana Maria Guimarães. RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. 2009. Tese (Doutorado em engenharia da computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2009. E-book.

VOGT, Marlise; MARTINS, Antônio Vladimir. PITÁGORAS, HERON, BRAHMAGUPTA-Fórmulas; Provas; Áreas; Aplicações. 2004. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2004. E-book.

WEINERT et al. ”O uso das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial”. R.B.E.C.T. v.4, n. 3, set. – dez. 2010. https://doi.org/10.3895/S1982-873X2011000300003
Publicado
2019-11-26
Como Citar
Rodrigues da Silva, N., César da Silva, R., & Romanini, E. (2019). A ROBÓTICA COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DE ENSINO: Uma aplicação no estudo de triângulos. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 11(4), 36-45. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/3258