EXPERIMENTAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL EM UMA LICENCIATURA EM FÍSICA

  • Lucas Alves da Silva PRUDENTE Unesp
  • Luis Henrique Precoma Unesp – Universidade Estadual Paulista
  • Angel Fidel Vilche Peña Unesp – Universidade Estadual Paulista

Resumo

No cenário atual do ensino de astronomia, este que está dentre os temas abordados no ensino básico, tem se mostrado aquém de sua relevância, importância e significado em sua apresentação, evidenciando os cursos de formação de professores das áreas correlacionadas ao tema. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento o simulador Sol-Terra, cujo ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, uma maquete do movimento relativo solar onde relaciona os fenômenos existentes ao cotidiano do estudante.  Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta a aplicação do kit aos estudantes de uma licenciatura com a utilização de roteiros de aplicação juntamente com questionários para verificação do nível de conhecimentos dos alunos graduandos antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Alves da Silva PRUDENTE, Unesp

Formado em Física pela Unesp - Presidente Prudente, mestrando pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Publicado
2018-12-13
Como Citar
PRUDENTE, L. A. da, Henrique Precoma, L., & Fidel Vilche Peña, A. (2018). EXPERIMENTAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL EM UMA LICENCIATURA EM FÍSICA. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 10(2), 24-30. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2672