DESENVOLVIMENTO DE UM VANT AUTÔNOMO UTILIZANDO HARDWARE E MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Autores

  • Andre Mescoloti Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Leandro Luiz Almeida Universidade do Oeste Paulista
  • Danillo Roberto Pereira Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Mario Augusto Pazoti Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

VANT, Quadrirrotor, Arduino, ZigBee, GPS

Resumo

Os VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados) são muito utilizados para realizar muitas atividades em diversas áreas. Apesar da grande evolução da tecnologia e o surgimento de modelos e marcas no mercado, a aquisição de um desses modelos comerciais ainda é bem custosa. Busca-se com este trabalho integrar tecnologias e materiais de baixo custo para propor uma solução mais viável. O trabalho tem como objetivo desenvolver um VANT autônomo de custo reduzido para realizar voos controlados seguindo uma rota estipulada. A rota é um percurso planejado (plano de voo) na estação de controle (computador em solo) cujo desenvolvimento também faz parte deste trabalho. Foi escolhido o modelo de quadrirrotor para a construção do VANT idealizado, que é uma espécie de helicóptero que possui uma estrutura em forma de "X", constituído de 4 motores acoplados com hélices em cada umas das extremidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Luiz Almeida, Universidade do Oeste Paulista

Graduação em Ciência da Computação; Mestrado em Ciências Cartográficas (Aquisição, Processamento e Análise de Imagens Digitais); Doutorando em Engenharia Elétrica (Visão Computacional).

Como Citar

Mescoloti, A., Almeida, L. L., Pereira, D. R., Pazoti, M. A., & Silva, F. A. da. (1). DESENVOLVIMENTO DE UM VANT AUTÔNOMO UTILIZANDO HARDWARE E MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 10(1), 41-50. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2317

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 > >>