ROBÔ AUTÔNOMO MÓVEL SEGUIDOR DE SÍMBOLO

  • Juliano Nishizima
  • Leandro Luiz Almeida Universidade do Oeste Paulista
  • Danillo Roberto Pereira
  • Francisco Assis da Silva
  • Flavio Pandur Albuquerque Cabral
Palavras-chave: Transformada de Hough, Veículo AGVs, Arduino

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento de um robô móvel seguidor de símbolo do tipo AGV (Autonomous Guiding Vehicles). O robô é composto por duas partes: hardware e software. O hardware é constituído por um computador local responsável pelo processamento das imagens que são enviadas da câmera de um celular, com sistema operacional Android, e o Arduino, responsável pela leitura de todos os sensores e o controle dos atuadores. O software é composto por algoritmos de Visão Computacional, onde se utilizou a biblioteca OpenCV (Open Computer Vision Liberary) para aplicação dos algoritmos como: Transformada de Hough, Filtro Smooth Gaussian e operação InRange, para identificar o símbolo a ser seguido pelo robô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Luiz Almeida, Universidade do Oeste Paulista
Graduação em Ciência da Computação; Mestrado em Ciências Cartográficas (Aquisição, Processamento e Análise de Imagens Digitais); Doutorando em Engenharia Elétrica (Visão Computacional).
Publicado
2016-06-17
Como Citar
Nishizima, J., Almeida, L. L., Roberto Pereira, D., Assis da Silva, F., & Pandur Albuquerque Cabral, F. (2016). ROBÔ AUTÔNOMO MÓVEL SEGUIDOR DE SÍMBOLO. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 8(1), 48-55. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1551
Seção
Artigos Originais

Outros artigos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>