VISUALIZAÇÃO DE AMBIENTES INTERNOS ATRAVÉS DE INTERATIVIDADE COMPUTACIONAL PROVIDA POR IMAGENS PANORÂMICAS

Autores

  • Mateus Messias Cavichioli Coelho
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti
  • Danillo Roberto Pereira
  • Ricardo Luiz Barbosa
  • Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Palavras-chave:

Imagens Panorâmicas, Imagens Panorâmicas Equirretangular, Imagens 360, Vídeo Panorâmico 360.

Resumo

Este trabalho apresenta uma maneira de visualizar e interagir em ambientes internos, utilizando sequências de imagens panorâmicas com posicionamento registrado no ambiente durante o percurso de deslocamento para realizar a captura. A visualização de ambientes internos pode ser utilizada para diversas finalidades, como uso cultural, comercial, entre outros. Foi utilizada uma câmera LadyBug 5, com uma taxa de 15 quadros por segundo para capturar as sequências de imagens. Foi desenvolvida uma ferramenta para realizar a catalogação das imagens capturadas, formando um segmento para cada caminho imageado. Esses segmentos com as imagens são utilizados em uma aplicação Web, também desenvolvida, usando HTML5, CSS3, JavaScript, e WebGL, que permite a visualização e interatividade no ambiente das imagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

VISUALIZAÇÃO DE AMBIENTES INTERNOS ATRAVÉS DE INTERATIVIDADE COMPUTACIONAL PROVIDA POR IMAGENS PANORÂMICAS. (2016). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 8(1), 76-89. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1548

Artigos Semelhantes

1-10 de 63

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>