ROBOCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)

Autores

  • Ernane Rosa Martins Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Robocode, ensino, programação.

Resumo

Esse artigo tem como propósito descrever uma experiência do uso da ferramenta Robocode no apoio ao ensino de programação, a fim de estimular o interesse em programação pelos alunos do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Goiás. A experiência consistiu na organização e realização de um campeonato de Robocode. Ao final deste foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos participantes em relação à atividade realizada, a fim de verificar os relatos destes em relação à ferramenta aplicada. Por fim são apresentados os resultados encontrados, que segundo os alunos, o Robocode pode ser uma ferramenta adequada para utilização na disciplina de programação, tornando-a mais divertida e interessante, por meio de atividades práticas reais. Os resultados observados incluem ainda desenvolvimento de novas habilidades e raciocínio logico, aumento da capacidade, aprimoramento do conhecimento, incentivo e motivação aos estudos e trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-11

Como Citar

Martins, E. R. (2017). ROBOCODE COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 8(2), 85–95. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1480

Edição

Seção

Artigos Originais