SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES USANDO SISTEMAS DE DETECÇÃO DE INTRUSÃO BASEADOS EM FLUXOS

Autores

  • Eduardo Massato Kakihata
  • Helton Molina Sapia
  • Ronaldo Toshiaki Oikawa
  • Danillo Roberto Pereira
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE

Palavras-chave:

Sistema de Detecção de Intrusão, Segurança da Informação, Segurança em Redes, Fluxo de Rede.

Resumo

O uso constante de internet por diferentes tipos de dispositivos ocasiona um grande fluxo de informações confidencias e pessoais. Essas informações em posse de criminosos ou estelionatários podem causar grandes danos às instituições ou a seus colaboradores. Devido a tal situação, julga-se necessário utilizar ferramentas de segurança computacional, como por exemplo, Sistemas de Detecção de Intrusão (do inglês, Intrusion Detection System – IDS). Este trabalho apresenta um IDS capaz de realizar a análise baseada em fluxos de rede (netflow). A metodologia proposta realizou uma análise de comportamentos maliciosos em fluxos previamente coletados e detectou corretamente três diferentes tipos de comportamentos maliciosos. A análise baseada em fluxos mostrou-se eficiente na tarefa de detectar atos maliciosos, além disso o número de itens a serem verificados por meio desta abordagem é consideravelmente menor do que a baseada em pacotes de rede.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2016-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES USANDO SISTEMAS DE DETECÇÃO DE INTRUSÃO BASEADOS EM FLUXOS. (2016). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(3), 84-91. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1446

Artigos Semelhantes

1-10 de 414

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>