IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS DO FUTEBOL DE ROBÔS UTILIZANDO ALGORITMO DE DESCRIÇÃO DE PONTOS CHAVE

  • Ricardo da Silva Barros Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Mario Augusto Pazoti Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Danillo Roberto Pereira Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Leandro Luiz de Almeida Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Almir Olivette Artero UNESP
Palavras-chave: Descritores de Pontos Chave, Futebol de Robôs, Visão Computacional, SIFT, GPU

Resumo

Este trabalho propõe uma metodologia aplicada na parte visão computacional necessária para a construção de um futebol de robôs, que fornece a posição e orientação da bola e dos robôs, utilizando um algoritmo de descrição de pontos chave. Foi escolhido o algoritmo SIFT por apresentar melhores resultados que os outros algoritmos similares. Para alcançar um tempo de processamento adequado ao futebol de robôs, foi utilizado o processador da placa de vídeo (GPU) com o algoritmo, tornando a obtenção das informações de localização e orientação mais próximas do tempo real. A visão é apenas uma das partes que compõem a construção de um futebol de robôs. Classes de objetos foram definidas e modeladas na linguagem de programação C++ para as tarefas mínimas necessárias dessa parte da visão, a fim de facilitar e possibilitar o desenvolvimento das outras partes (construção mecânica, controle dos robôs e estratégia de jogo) para se ter um futebol de robô completo.

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Publicado
2016-02-01
Como Citar
da Silva Barros, R., Assis da Silva, F., Augusto Pazoti, M., Roberto Pereira, D., Luiz de Almeida, L., & Olivette Artero, A. (2016). IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS DO FUTEBOL DE ROBÔS UTILIZANDO ALGORITMO DE DESCRIÇÃO DE PONTOS CHAVE. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(2), 102-118. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1427
Seção
Artigos Originais

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