VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS DE POLIETILENO (PET) EM LAJES ESTRUTURAIS

Autores

  • Sibila Corral de Area Leao Honda UNOESTE
  • Ivair Salomão Liboni UNOESTE
  • Gabriela Alves de Lima Cardoso

Palavras-chave:

Polietileno, concreto armado, laje nervurada

Resumo

As garrafas de Polietileno (PET) são largamente utilizadas no mundo, seja por facilidade de design, por durabilidade ou por facilidade de manuseio, transporte e estocagem. No entanto, problemas de logística reversa onde a embalagem em pós-uso, por não ter uma destinação final adequada, acarreta em poluição ao meio ambiente. Visando à retirada deste material do meio ambiente de forma ecologicamente responsável, associada à redução de custo de produção e de peso próprio de lajes nervuradas de concreto, este artigo vem a discutir pesquisa elaborada por meio de análise laboratorial e de viabilidade de construção de lajes com a utilização de garrafas PET em seu interior. Verificaram-se aspectos positivos, econômicos, técnicos e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibila Corral de Area Leao Honda, UNOESTE

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente e Pesquisadora na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Ivair Salomão Liboni, UNOESTE

Engenheiro Civil, Especialista. Docente na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Gabriela Alves de Lima Cardoso

Engenheira Ambiental e Engenheira Civil pela Universidade do Oeste Paulista.

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Honda, S. C. de A. L., Liboni, I. S., & Cardoso, G. A. de L. (2017). VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS DE POLIETILENO (PET) EM LAJES ESTRUTURAIS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 8(2), 57-68. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1405

Edição

Seção

Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##