CATALOGAÇÃO DE OBJETOS A PARTIR DE IMAGENS GEORREFERENCIADAS OBTIDAS COM UM SISTEMA MÓVEL DE MAPEAMENTO

Autores

  • Elivânia Barros de Oliveira
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti
  • Leandro Luiz de Almeida
  • Danillo Roberto Pereira
  • Ricardo Luiz Barbosa

Palavras-chave:

Fototriangulação, Georreferenciamento, Sistemas Móveis de Mapeamento, Sistemas de Informação Geográfica

Resumo

O avanço da tecnologia tem contribuído com diversas áreas na cartografia, proporcionando o surgimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), os quais são poderosas ferramentas utilizadas para organizar, administrar e processar grandes volumes de dados, que são obtidos por Sistemas Móveis de Mapeamento (SMM). Este trabalho está focado no gerenciamento desses dados e georreferenciamento de objetos desejados encontrados nas vias. Árvores, postes, lixeiras, pontos de ônibus são exemplos de objetos, que podem ser descritos, e com suas coordenadas de posicionamento calculadas podem ser representados em um mapa, sendo de grande valia para questões de localização e mensuração desses objetos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CATALOGAÇÃO DE OBJETOS A PARTIR DE IMAGENS GEORREFERENCIADAS OBTIDAS COM UM SISTEMA MÓVEL DE MAPEAMENTO. (2015). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(1), 33-45. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1305

Artigos Semelhantes

1-10 de 404

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>