USO DO KINECT PARA MONITORAMENTO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REALIZADOS POR PESSOAS DE TERCEIRA IDADE

  • Fábio Tadashi Kochi Tanji UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE
  • Ana Paula Domeneghetti Parizoto Fabrin UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti UNOESTE
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior UNOESTE
Palavras-chave: Kinect, terceira idade, exercício físico

Resumo

O constante crescimento da população idosa no Brasil e no mundo é um importante indicativo que as pessoas estão vivendo mais, mas não quer dizer que estão vivendo melhor. O processo de envelhecimento está atrelado a importantes perdas da capacidade do indivíduo, tanto das capacidades físicas como também das capacidades funcionais, levando a diminuição da independência do idoso. Estudando a literatura da área, é possível perceber que a prática de exercícios físicos contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso. Neste trabalho foram realizados estudos a fim de identificar alternativas para auxiliar o idoso na prática de atividades físicas, por meio da inserção de recursos tecnológicos, como o sensor de movimentos Kinect, para acompanhar a realização dos exercícios, além de torná-la atrativa e motivadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.
Publicado
2014-04-24
Como Citar
Tanji, F. T. K., Silva, F. A. da, Fabrin, A. P. D. P., Pazoti, M. A., & Garcia Júnior, J. R. (2014). USO DO KINECT PARA MONITORAMENTO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REALIZADOS POR PESSOAS DE TERCEIRA IDADE. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 6(1), 99-113. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1014
Seção
Artigos Originais

Outros artigos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>