MONITORAMENTO PARA PREVER EPIDEMIAS UTILIZANDO REDES SOCIAIS

  • Bruno Neves Santos UNOESTE
  • Daniela Tereza Ascencio Russi UNOESTE
  • Francisco Assis da Silva UNOESTE
  • Mário Augusto Pazoti UNOESTE
  • Robson Augusto Siscoutto FIPP/UNOESTE
Palavras-chave: redes sociais, twitter, epidemiologia, mineração de dados

Resumo

Atualmente as redes sociais têm atraído milhões de usuários, pois são ambientes favoráveis para o estudo de vários temas da computação (sistemas distribuídos, padrões de tráfego na internet, mineração de dados, sistemas de multimídias, entre outros), voltados a diversas áreas (epidemiologia, política, esportes, marketing). O conteúdo criado em redes sociais tornou-se um tema chave em pesquisas relacionadas ao tratamento e organização de grande quantidade de dados. Neste contexto, este trabalho propõe uma aplicação que é capaz de coletar dados compartilhados na rede social Twitter, processar esses dados e gerar informações de modo que obtenha resultados que possibilitam identificar prováveis concentrações de casos suspeitos de certa doença em determinado local e período, auxiliando a epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Augusto Siscoutto, FIPP/UNOESTE
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Informatica de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Realiza suas pesquisas na área de Realidade Virtual e Aumentada, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, Realidade Aumentada - Artoolkit e Flartoolkit, Redes de Computadores, Analise Orientado a Objetos. Publicou diversos artigos na área bem com escreveu diversos capitulos de livros.
Publicado
2014-04-24
Como Citar
Santos, B. N., Russi, D. T. A., Silva, F. A. da, Pazoti, M. A., & Siscoutto, R. A. (2014). MONITORAMENTO PARA PREVER EPIDEMIAS UTILIZANDO REDES SOCIAIS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 6(1), 65-79. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1012
Seção
Artigos Originais

Outros artigos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>