O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Categorias de Submissões:

A Colloquium Exactarum aceita contribuições das diversas subáreas das Ciências Exatas e Engenharias somente na categoria de artigo original. Os artigos devem ser redigidos em português ou inglês e estar de acordo com as instruções abaixo apresentadas, as quais estão baseadas nas orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

a) Artigos Originais: apresentam resultados de pesquisa, desenvolvimento ou reflexão sobre assuntos atuais. Devem apresentar os conceitos fundamentais que permitam a sua compreensão, comparar com outros trabalhos correlatos, explicar a sua importância e ou aplicabilidade teórica ou prática, apresentando resultados e metodologias. 

b) Revisão: apresentam, de forma abrangente e didática, princípios, terminologia e conceitos sobre um determinado assunto, de forma introdutória (não exigem conhecimento prévio da área de concentração) ou avançada (pressupõem conhecimento prévio sobre o assunto). Para submeter um artigo de Revisão, é imprescindível que o autor tenha publicações que comprovem a sua experiência e qualificação na referida área.


Instruções Gerais para Submissão:

Autoria

Todas as pessoas designadas como autores devem responder pela autoria do artigo e ter participado suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. O crédito de autoria deve ser baseado apenas por contribuições substanciais durante: (i) concepção, planejamento, execução, análise e interpretação dos resultados, (ii) redação ou revisão do artigo de forma intelectualmente importante, e (iii) aprovação final da versão a ser publicada. A participação limitada à obtenção de fundos, coleta de dados, supervisão geral ou chefia de um grupo de pesquisa não justifica autoria.

Os conceitos e fundamentos teóricos, os dados, as experiências, as fontes de pesquisa e as conclusões emitidos nos trabalhos assinados são de inteira responsabilidade do(s) seu(s) autor(es). Os trabalhos submetidos à Colloquium Exactarum serão passíveis de revisão linguística por revisores e relatores qualificados pelo Conselho Editorial, sem perda do crédito de autoria e do vínculo de responsabilidade do autor em relação à obra de criação intelectual.

Submissão dos Artigos

A submissão de artigos deverá ser realizada por meio eletrônico no endereço http://journal.unoeste.br/index.php/ce

Ao submeter um artigo para a Colloquium Exactarum, deve ser preenchida, assinada e anexada a carta de submissão (download). Os autores automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:
- O artigo foi elaborado com base em preceitos de integridade científica e ética;

- O artigo é original e não está sendo e nem será submetido para publicação em outros periódicos enquanto estiver sob avaliação da Colloquium Exactarum e também depois de sua publicação;

- Os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas da Colloquium Exactarum. As ideias e os conceitos emitidos representam unicamente as opiniões do(s) autor(es);

- Todos os autores concordam com a publicação do artigo e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;

- Em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para a Colloquium Exactarum.

O artigo deve estar em formato doc/docx ou ODT, estando as tabelas (xls/xlsx ou ODS), figuras (jpg), gráficos em preto e branco (xls/xlsx ou ODS), desenhos esquemáticos (jpg) ou fotos (jpg) com seus títulos e legendas já inseridos em seus respectivos locais no texto.

Para melhor adequação gramatical, os editores sugerem a procura de um profissional para realizar a revisão ortográfica, gramatical e linguística, cujo contato e contratação dos serviços devem ser realizados pelos próprios autores, preferencialmente antes da submissão do artigo.

Também para melhor adequação da análise matemática / estatística e apresentação dos resultados, os editores sugerem a procura de um profissional para realização das análises e orientações neste aspecto específico. Caso não conheçam ou não tenham indicação, sugerimos a Professora Doutora Rebeca Delatore Simões, cujo contato (rebeca@unoeste.br) e contratação dos serviços devem ser realizados pelos próprios autores, preferencialmente antes da submissão do artigo.

Processo de Avaliação

Todos os artigos submetidos à Colloquium Exactarum que estiverem de acordo com as “Normas para autores” e com a política editorial da revista são analisados pelo Conselho Editorial quanto ao seu mérito e adequação científica. A partir da aprovação inicial, o artigo é encaminhado aos avaliadores de reconhecida competência no assunto para seu parecer (peer review), cujo anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. As sugestões dos avaliadores são consideradas e a decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo fica sob responsabilidade dos Editores.

Manuscritos Aceitos

Todo o artigo publicado torna-se propriedade da Colloquium Exactarum e não poderá ser reproduzido, republicado ou divulgado por meio eletrônico sem autorização e citação da fonte. Os autores, após a aceitação do seu artigo para publicação, transferem automaticamente seus direitos autorais (copyright) à Colloquium Exactarum. Em virtude deste periódico ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Por razões editoriais, os Editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações gráficas ou redacionais no texto, sem interferir em seu conteúdo. Os autores ficam cientes das modificações (quando houver) na oportunidade de rever as provas, antes da publicação.


Formato das Contribuições:

Os artigos submetidos a Colloquium Exactarum deverão ter entre 10 a 20 páginas e serão publicados eletronicamente. Os idiomas aceitos pela revista são o português e o inglês. O formato do arquivo do artigo quando de sua submissão deverá ser em WORD ou ODF (Open Document Format).

Alertamos aos autores para que a preparação do documento seja feita de forma cuidadosa, tanto em seu conteúdo técnico como em sua correção gramatical.

Os autores deverão seguir rigorosamente as instruções contidas nos modelos de artigos disponibilizados a seguir, de acordo com os formatos específicos da revista:

TemplateMicrosoft Word (doc ou docx) - atualizado em 2016.

TemplateOpen Document Format (ODT) - atualizado em 2016.

Informamos que artigos que não forem elaborados seguindo um dos modelos acima serão automaticamente rejeitados pelos editores da Revista. Esses formatos são necessários pois durante a edição para publicação é necessário ajustes na formatação.


Política de Privacidade:

Os nomes e endereços de e-mail divulgados nesta página devem utilizados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Arquivamento:

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.


Política de Acesso Livre
A Colloquium Exactarum oferece Acesso Aberto imediato ao seu conteúdo, sem período de embargo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal System (OJS) assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Taxas para submissão e publicação de textos
A Colloquium Exactarum, editada pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
The journal Colloquium Exactarum, edited by the Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.


Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos à revista Colloquium Exactarum estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.