PERFIL PROTEICO DO LÍQUIDO FOLICULAR COLETADO DE OVÁRIOS EM DIFERENTES FASES DO CICLO ESTRAL DE BOVINOS.

Autores

  • Renato Weller Ribeiro UNOESTE
  • Francislaine Aneliza Garcia Santos UNOESTE
  • Caliê Castilho UNOESTE
  • José Giometti UNOESTE
  • Luciana Machado Guaberto UNOESTE
  • Ana Claudia Ambiel UNOESTE
  • Deyvid Parreira Vieira UNOESTE
  • Cyntia Monteiro dos Santos UNOESTE
  • Ines Cristina Giometti UNOESTE

Palavras-chave:

eletroforese, IGFBP, polipeptídeos, proteínas, SDS-PAGE.

Resumo

O microambiente do gameta feminino é o líquido folicular e, portanto as proteínas presentes no líquido folicular devem interferir na qualidade do oócito. Com o objetivo de verificar o perfil proteico do líquido folicular de folículos de diferentes fases do ciclo estral de bovinos este experimento foi delineado. Para tanto, os líquidos foliculares provenientes de ovários de vacas de abatedouro foram alocados em 5 diferentes fases do ciclo estral, levando em conta a presença ou ausência do corpo lúteo (CL) e sua caracterização morfológica. “Pools” de líquido folicular foram coletados de folículos de 2 a 7 mm de ovários em 5 diferentes fases do ciclo estral (1=CL inicial, hemorrágico; 2=CL em desenvolvimento; 3=CL maduro; 4=CL em regressão e 5=ausência de CL). O perfil proteico foi avaliado por eletroforese em gel de poliacrilamida e determinado em porcentagens nas amostras de cada fase. Os polipeptídeos de 35, 32, 30 e 18 KDa variam consideravelmente nas amostras de diferentes fases do ciclo estral. O polipeptídeo de mesmo peso molecular que o IGFBP-2 está mais presente nas amostras de líquido folicular ao final do ciclo estral. Maior número de polipeptídeos é observado em folículos antrais pequenos de ovários em que o CL está em regressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ines Cristina Giometti, UNOESTE

Ines Cristina Giometti possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Oeste Paulista (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Medicina Veterinária [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade do Oeste Paulista e professor titular da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fgf, bovino, desenvolvimento folicular, bovine e follicular cells.

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Ribeiro, R. W., Santos, F. A. G., Castilho, C., Giometti, J., Guaberto, L. M., Ambiel, A. C., Vieira, D. P., Santos, C. M. dos, & Giometti, I. C. (2013). PERFIL PROTEICO DO LÍQUIDO FOLICULAR COLETADO DE OVÁRIOS EM DIFERENTES FASES DO CICLO ESTRAL DE BOVINOS. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 8(2), 65-74. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/736

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>