INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA (ILPF) – O NOVO DESAFIO PARA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA

  • Ricardo Augusto Silva Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
Palavras-chave: sistemas agroflorestais, sistema silvipastoril, sombreamento, sistema agrossilvipastoril.

Resumo

A agropecuária brasileira se destaca como uma atividade, que além de ser fundamental para a economia (superávit da balança comercial) é também extremamente importante para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no ano de 2010 chegou na casa dos R$ 3,675 trilhões, sendo que deste valor a agropecuária responde por 6,5 % (R$ 180,80 bilhões) (IBGE, 2011), ressaltando assim a importância do setor para o desenvolvimento do Brasil. Assim, o objetivo dessa revisão é o de discutir a utilização das várias formas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para a agropecuária Brasileira, como forma de garantir o destaque e a competitividade do setor. A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um sistema que, além de adequar as atividades agropecuárias existentes praticadas pelos agricultores Brasileiros, aos moldes relacionados à questão ambiental, em especial, na neutralização dos gases emitidos pela pecuária e agricultura e que ajudam a acelerar o processo de aquecimento global, podendo ainda aumentar a rentabilidade da agropecuária e fixar o homem no campo, diminuindo o êxodo rural. Porém, há necessidade do aumento de pesquisas relacionadas ao sistema ILPF, visando uma harmonização e máxima produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Silva, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
Extensionista municipal desde 2007, que atualmente gerencia a unidade de Pitangueiras, atuando fortemente na assistência técnica à agricultores familiares que produzem café, fruticultura, leite e cultivos florestais.
Publicado
2014-12-17
Como Citar
Silva, R. A. (2014). INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA (ILPF) – O NOVO DESAFIO PARA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 10(1), 55-68. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/663
Seção
Revisão Bibliográfica