CONTROLE DA LAGARTA DO CARTUCHO (SPODOPTERA FRUGIPERDA) COM SAMAMBAIA (PTERIDIUM AQUILINUM)

  • Vânia Maria Ramos UNOESTE
  • Gabriel Ribeiro Milhorança
  • Viviane Tavares Almeida
  • João Vitor Souza Cruz
  • Roberto da Silva Camargo
  • Renato Marcos de Leão
  • Luiz Carlos Forti

Resumo

Considerando a ação tóxica da samambaia de P. aquilinum para vertebrados, verificou-se sua atividade inseticida e uso potencial no controle de pragas agrícolas, testando seus efeitos sobre S. frugiperda. Extrato etanólico bruto foi feito com a parte aérea de P. aquilinum, sendo incorporado à dieta artificial (controle ou livre de extrato, 1% e 2%) com 50 repetições (lagartas). Houve mortalidade significativa (34% e 86%) nas concentrações de 1% e 2%, respectivamente, em comparação ao controle (10%). Nos tratamentos a 1% (20,03 dias) e 2% (20,42 dias), observou-se prolongamento do estágio larval (13,51 dias) no tratamento controle. Nos dias 3, 6, 9 e 12 após o tratamento, houve redução de peso, e o tratamento com 2% resultou em larvas 73% mais leves que o controle no dia 12. As pupas do tratamento a 2% foram mais leves que as demais. Em conclusão, 1% e 2% do extrato etanólico de P. aquilinum prolongaram o ciclo larval, diminuiu o peso das larvas e das pupas e, na concentração de 2%, causaram mortalidade efetiva de S. frugiperda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Ramos, UNOESTE
Graduação em Engenharia Agronômica (FCA/UNESP/BOTUCATU) Mestrado e Doutorado em Agronomia - Área de Concentração: Proteção de Plantas FCA/UNESP/BOTUCATU) Professora na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Agronomia, na área de Entomologia Agrícola.
Publicado
2019-02-22
Como Citar
Ramos, V., Milhorança, G., Almeida, V., Cruz, J. V., Camargo, R., de Leão, R., & Forti, L. (2019). CONTROLE DA LAGARTA DO CARTUCHO (SPODOPTERA FRUGIPERDA) COM SAMAMBAIA (PTERIDIUM AQUILINUM). Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 14(4), 30-38. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2724

Outros artigos do(s) mesmo(s) autor(es)