CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE LIMÃO ‘GALEGO’

  • José Roberto Chaves Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvanda de Melo Silva Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia, PB, Brasil.
  • Luana Ferreira dos Santos Doutoranda em Agronomia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia, PB, Brasil.
Palavras-chave: Citrus aurantifolia Swingle, características físicas, características físico-químicas, ácido ascórbico.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar as características físicas e físico-químicas de limão ‘Galego’ (Citrus aurantifolia Swingle) em diferentes estádios de maturação, oriundos de propriedades de agricultura familiar do município de Matinhas, PB. Para as avaliações físicas foram considerados, o comprimento e diâmetro do fruto; a massa fresca do fruto e rendimento de suco; já para as avaliações físico-químicas a polpa dos frutos foi submetida às determinações do pH; sólidos solúveis (SS); acidez titulável (AT); relação sólidos solúveis/acidez titulável (SS/AT) e ácido ascórbico. Houve diferença significativa entre os estádios de maturação para as variáveis diâmetro, massa fresca e rendimento de suco, acidez titulável e ácido ascórbico. Os frutos de limão apresentaram incremento no diâmetro e rendimento de polpa, redução da acidez titulável e do ácido ascórbico, já o pH, os sólidos solúveis e a relação SS/AT não variaram com o avanço da maturação. Com base nos aspectos de qualidade avaliados, o limão galego de Matinhas, PB, Brasil apresenta qualidade satisfatória para o mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Chaves Neto, Universidade Federal de Santa Maria
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Atualmente doutorando em Engenharia Agrícola (Engenharia Agroambiental) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus de Santa Maria, RS. Tem experiência na área de Fitotecnia com ênfase em fitopatologia de grande culturas, fruticultura e tecnologia e fisiologia pós-colheita de frutas nativas, exóticas e não tradicionais.
Publicado
2019-02-14
Como Citar
Chaves Neto, J., Silva, S., & Santos, L. (2019). CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE LIMÃO ‘GALEGO’. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 14(4), 10-19. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2400