DINÂMICA DA COBERTURA DO SOLO POR PLANTAS E NDVI DE CULTIVARES DE SOJA EM DIFERENTES ARRANJOS ESPACIAIS DE PLANTAS

  • Flávia Werner Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Augusto de Aguiar e Silva Universidade Estadual de Londrina
  • André Sampaio Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Norman Neumaier Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Alvadi Antonio Balbinot Junior Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Palavras-chave: densidade de semeadura, espaçamentos entre fileiras, Glycine max L., NDVI, tipo de crescimento indeterminado.

Resumo

A densidade de semeadura e o espaçamento entre as fileiras podem influenciar no crescimento e desenvolvimento das culturas. O objetivo do trabalho foi avaliar a dinâmica do crescimento de duas cultivares de soja com tipo de crescimento indeterminado, em diferentes arranjos espaciais de plantas, compostos por espaçamentos entre fileiras e densidades de semeadura. O experimento foi conduzido nas safras 2013/14 e 2014/15 com delineamento experimental em blocos completos casualizados, esquema fatorial 2 x 4 x 3, com três repetições. Os tratamentos constituíram-se da combinação de duas cultivares: BRS 359 RR e BMX Potência RR, de quatro espaçamentos entre fileiras: 20 cm (reduzido); 20/80 cm (fileira dupla); 50 cm (usual) e 50 x 50 cm (cruzado) e três densidades de semeadura: 150, 300 e 450 mil sementes viáveis ha-1. Foram avaliados o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e a porcentagem da cobertura do solo pelo dossel. O NDVI e a porcentagem de cobertura do solo pelo dossel de cultivares modernas de soja, com tipo de crescimento indeterminado, são mais afetados pelos espaçamentos entre fileiras no início do ciclo de desenvolvimento, mas na fase de enchimento de grãos as diferenças são menores. A densidade de 150 mil sementes viáveis ha-1 ocasiona menor NDVI e cobertura do dossel no início do ciclo, entretanto no final do ciclo essa diferença se dissipa e todas as densidades apresentam pleno fechamento do dossel.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Werner, F., Aguiar e Silva, M. A. de, Ferreira, A. S., Neumaier, N., & Balbinot Junior, A. A. (2018). DINÂMICA DA COBERTURA DO SOLO POR PLANTAS E NDVI DE CULTIVARES DE SOJA EM DIFERENTES ARRANJOS ESPACIAIS DE PLANTAS. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 14(2), 183-190. Recuperado de http://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2103